O CURRÍCULO DE GASTRONOMIA E SEU MAPA CONCEITUAL: A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PRESENTES NA FORMAÇÃO DO GASTRÔNOMO.

  • Rosana Fernandez Medina Toledo Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel

Resumo

Este trabalho apresenta as contribuições que os mapas conceituais podem trazer para a elaboração e o entendimento do currículo dos cursos superiores de tecnologia em gastronomia, nem sempre bem compreendidos pela comunidade acadêmica e pelos estudantes do curso. O mapa conceitual é uma ferramenta que possibilita mostrar como o currículo de gastronomia é permeado pelos conhecimentos de diferentes áreas, as quais contribuem para a formação do profissional gastrônomo. Pretende-se evidenciar, a partir do mapa, a relação interdisciplinar existente entre os conceitos científicos e tecnológicos das diversas disciplinas contempladas nos cursos superiores de tecnologia em gastronomia, pois esta formação não se restringe somente a prática desenvolvida em laboratório gastronômico. Há um erro conceitual em que se desenha a matriz curricular imbuída de disciplinas práticas e que a finalização se dá no fogão. A gastronomia vai muito além da preparação no fogão. A gastronomia envolve as transformações físico-química além da abordagem histórica e cultural de um povo e de uma época. Gastronomia envolve leituras de diversas áreas para que se finalize concretamente.  Justifica-se o uso do mapa conceitual como um modo simples de demonstrar o desenho do currículo de gastronomia e de dar visibilidade à formação científica e tecnológica necessária à formação deste profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Fernandez Medina Toledo, Cruzeiro do Sul
Coordenadora do CST em Gastronomia e do CST em Eventos da Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Educação pela UNICID. Especialização em Docência em Gastronomia e Graduação em Gastronomia. Professor assistente I e Líder no CNPq do GEGASTRO (Grupo de Estudos em Gastronomia) na Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: gastronomia e ciência, formação de professor, currículo, matrizes pedagógicas e história de vida, tendo publicado vários artigos sobre o assunto.
Publicado
2015-05-22